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TODOS RAMBOS!

É declarado o estado de emergência.

O Verão aproxima-se, é preciso agir. Felizmente, existe Michel e o seu site MUSCUL.COM, e se não seduzirmos este Verão, o culpado será ele.

O Verão aproxima-se, é preciso agir.
Felizmente, existe Michel e o seu site MUSCUL.COM, e se não seduzirmos este Verão, o culpado será ele.
Ele recusa-se a dizer qual é o exercício mais eficaz para os peitorais, e no entanto é muito urgente!
Recusa-se a dizer-me quanto peso devo colocar na 5ª série de agachamentos.
Recusa-se a dizer-me se como demasiado ao almoço e se aquilo que como está correcto.
Recusa-se a elaborar um programa de treino embora seja perfeitamente visível a minha falta de bicípetes!
Não me quer dizer se vou ter abdominais definidos no próximo Verão.
Não me quer dizer como consegui-los.
Só dá respostas rápidas, como se estivesse a tentar livrar-se de mim.Parece mesmo que não sabe nada de nada.

Quando penso que no site houve, durante algum tempo, uma pessoa que nos tratava bem. Ele não quer saber!

Em suma, eis o que apontei nas perguntas e nos comentários do fórum destes últimos dias.
O ponto essencial sendo que fui tratado de "RAMBO" por ter gozado com um internauta ansioso por saber tudo sobre os seus "abdominais" e quando ficariam definidos.

Devo considerá-lo como um elogio ou como um insulto?

Optei por tomá-lo como um elogio!

Obviamente, é-me impossível fornecer qualquer resposta válida sem passar por um charlatão.
A minha primeira reacção foi pensar que essa pessoa, para além de não entender nada – o que é uma pena – não tinha sentido de humor – mais uma vez acho uma pena – e que achava certamente que iria conseguir ofender-me ao chamar-me de Rambo, pobre espírito leviano.

Depois de reflectir um pouco, aceito o termo de Rambo com honra e orgulho.

Gostaria imenso que todos fossem Rambos!


Não quero perder muito tempo com o aspecto caricatural da "máquina de matar", pois mata os maus da fita para sua própria sobrevivência, bem como com a riqueza dos textos:
" RRAAAWOOO " !

O Rambo, considerado de um ponto de vista meramente físico, é um indivíduo dinâmico e bem constituído.Esteticamente, parece-se com um atleta realizado, com músculos desenvolvidos e bem definidos. É forte, quer se goste, quer não, este facto não pode ser negado.
O Rambo consegue comer muito pouco e correr, escalar, trepar e nadar durante longos períodos.
O Rambo é um indivíduo resistente.
Quanto a mim, o Rambo, possui uma dimensão adicional, razão pela qual foi seleccionado para executar missões "impossíveis".

O Rambo é "inteligente"! Alguns irão certamente sorrir.
É inteligente porque sabe adaptar-se e sobreviver no meio hostil que o rodeia.
Na sua formação para o combate, nunca havia sido confrontado com as situações que se lhe apresentaram mais tarde.
O Rambo não conta com Michel para o desenvencilhar de situações complicadas. (e ainda bem)
O Rambo não sabe o que o espera, mas tenta, improvisa e encontra soluções.
O Rambo "OUSA",
O Rambo "CRIA",
O Rambo "VIVE",
O Rambo " VIVE a sua própria aventura e não a de outro.

Assim, gostaria que fossem todos Rambos e em todas as alturas da vida, pois quando se é Rambo, é-se sempre e em todas as ocasiões.

O Rambo assume-se.

Obrigado por me ter chamado "RAMBO"!



Gostaria de aproveitar esta breve polémica para explicar a minha função de educador desportivo.
Algumas das minhas afirmações poderão contrariar e as minhas explicações talvez não respondam às vossas expectativas.
O vosso grande problema comigo é o facto de o termo educador desportivo incluir “desportivo”, mas sobretudo “educador”. E é neste aspecto que as coisas se complicam.

Fico extremamente preocupado quando leio:
"Michel, confio inteiramente em si!"
Isto deixa entender que possuo algum tipo de poder.
Não sou Deus, nem nenhum dos seus discípulos, de qualquer religião que seja.
É preciso estar-se num estado de grande desespero para fazer tal afirmação.


"Michel, queria que me elaborasse um programa para ... "
Quero esclarecer imediatamente que Michel sempre fez o que quis e nunca o que lhe foi imposto. Mas será necessário pedir a Michel, a este ou aquele para ter um programa?
"claro, tu sabes e nós não!"
O que poderá Michel saber por vocês?
Ninguém sabe de nada por vocês.
Ninguém sabe o que é melhor para vocês a não ser vocês próprios.

Michel forneceu-vos ferramentas de conhecimento no site.
Em primeiro lugar, do lado direito da página principal, olhe para todos os títulos dos capítulos propostos.

Explore a rubrica "assuntos diversos".
Leia os artigos propostos ao chegar à zona de membro do clube.

Nos meus textos, não entro demasiado em pormenor voluntariamente de modo a manter a informação relativamente ao alcance de todos.
Para obter mais informações, as bibliotecas estão repletas de livros.
Utilize o seu espírito para criar, experimentar, adaptar e modificar o seu próprio programa.
Foi dotado de um corpo e de um espírito (não irei mais longe), utilize um para desenvolver o outro e vice-versa.

Michel não está aqui para dar ração aos praticantes como se de galinhas se tratasse.
Será mais proveitoso para um país subdesenvolvido entregar-lhe regularmente sacos de trigo ou ensinar às suas populações a cultivar e extrair água do subsolo? É isso que Michel procura fazer.
Evidentemente, é intelectualmente mais fácil esperar pela ração e se esta não prestar, acusar o agricultor.

No entanto, considero que, apesar de todo o respeito que possa ter pelas aves de capoeira,
podemos esperar mais do homem.
Vamos simplesmente analisar como alcançar estes objectivos.

Se acha que perdeu algo, que está a viver um fracasso, pense que não perdeu nada nem houve qualquer fracasso. Considere simplesmente que a partir de agora ficará a saber que pode eliminar aquele caminho, que não lhe convém.

Deu um passo em direcção ao sucesso. O fracasso e o erro existem apenas se persistirmos. Mas se agirmos de forma diferente, confrontar-nos-emos apenas com sucessos.



Tudo isto me remete para uma reflexão acerca do ensino e da função da escola.
A escola não existe para transmitir saber.

Não precisamos de ir para a escola para "saber", basta ler.
Durante os primeiros anos, o ensino é muito directivo, mas aos poucos, a criança começa a aprender mais por si mesma.
Infelizmente, isso acontece raramente.

É-nos pedido para aprender de cor e expor a matéria mas sobretudo, para nunca pormos em causa o sistema nem reflectir acerca do porquê nem do como.
As aulas de filosofia, no 12º ano, são as únicas que exigem reflexão.

Será necessário, para um jovem, esperar praticamente 18 anos até o ensino exigir que reflicta duas ou três vezes por semana, na condição de alcançar o 12º ano, no ensino geral!

Os restantes são simplesmente convidados a viver burros e disciplinados para o resto da vida.
Para saber o que devem pensar, os noticiários da noite nos canais televisivos encarregam-se de lho recordar diariamente.

Assim entram inúmeros adolescentes na universidade, com sólidos estudos secundários,mas totalmente incapazes de passar do primeiro ano.
Em contrapartida, alguns alunos muito médios poderão fazer estudos superiores notáveis

A escola ter-lhes-á transmitido um saber, mas não lhes terá ensinado a aprender.

Tudo se resume a esta faculdade de aprender

Algumas pessoas consideram que passamos 20 - 25 anos a aprender, 30 anos a trabalhar (usando o nosso conhecimento) e o restante à espera da morte à frente da televisão.
Que vida triste!




Um dos meus clientes perguntou-me onde tinha adquirido os meus conhecimentos de informática.
Respondi-lhe: "na escola".
Ele achou que eu tinha tido imensa sorte, pois ele, que estava prestes a fazer apenas 30 anos, não havia tido muito contacto com computadores nos estabelecimentos que frequentou.

Achei muito divertido, pois eu andava na escola secundária quando lançaram o primeiro Sputnik.
Estávamos ainda muito longe da informática individual.
Tive, portanto, de aprender sozinho.
Ao que dizem é fabuloso ter conseguido tal feito, e no entanto, parece-me natural!
Ele é professor de educação física e portanto, para ele, o ensino consiste em transmitir um conhecimento ou um saber.
Para a sociedade, é motivo de alívio constatar que ele está de acordo com o molde:
Aprendeu até aos 25 anos e agora transmite o seu saber.

Não pretendo de todo criticar os professores, pois também já estive na sua situação.
Como também fui professor, conheço bem as dificuldades com que se deparam.
O que critico são os sistemas educativos que não permitem às crianças interrogarem-se o suficiente acerca dos problemas da sociedade e tomar consciência do seu potencial pessoal.

Reconheço que, ocasionalmente, são tomadas iniciativas tímidas nesse sentido.
Mas é preciso não nos afastarmos demasiado das linhas directrizes.

O facto de se possuir um diploma não significa que se tenha competência.
O mundo do trabalho exige uma adaptabilidade e flexibilidade constantes.
Todos os eventuais problemas que possam surgir durante a vida profissional não podem ser abordados durante a escolaridade, por muito longa que ela seja.
Apenas os mais curiosos e audazes poderão ser bem sucedidos, como o Rambo.
Serão bem sucedidos não só no trabalho como na vida pessoal.
Porque a curiosidade não se limita apenas às horas de trabalho.



O Fórum existe para colocar questões,para trocar ideias e métodos de treino.
Mas por favor, antes de dizer " QUERO um programa ",
volte a ler este texto, bem como os links associados ao mesmo e pensem que não respondo voluntariamente.
Não censuro quem tem este tipo de comportamento, pois foram programados assim pela sociedade.
Seja como for se, com esta carta, tiver,conseguido dar um valente empurrão a alguém,
considerar-me-ei o homem mais feliz do mundo.

Michel não tem de pensar, decidir nem agir por vocês.
Michel fornece a sua modesta contribuição na área da cultura física.O resto pertence-vos, é a VOSSA vida, têm de vivê-la plenamente.
Não deixe que outra pessoa crie a sua vida.

SEJA CURIOSO, SEJA RAMBO!